Esfoliação corporal: o que é, como fazer e quais os benefícios

por Energia Em Equilíbrio em 31 de Julho de 2009

Olá! Pode seguir todas as novidades da Energia Em Equilíbrio subscrevendo a nossa Newsletter no canto superior direito. E ainda recebe um Voucher de 10% de desconto. Obrigado pela sua visita!

Uma esfoliação corporal recorre à mistura de uma substância granular com um creme e/ou óleo essencial que é literalmente esfregado em todo o corpo com o intuito de limpar, esfoliar e hidratar a pele.

Como a base desta “receita” mistura um ou mais tipos de grânulos, a sua aplicação ao corpo, com suaves técnicas de massagem, garante a remoção das células mortas/secas da superfície da pele e descobrir pele “nova”, de aparência mais limpa, fresca e fina, o que também ajuda a estimular a renovação natural de células da pele e “ajuda” no tratamento de acne.
Não consiste em apenas remover as impurezas e auxiliar na renovação das células, a esfoliação prepara a pele para receber tratamentos complementares, como a aplicação de loções hidratantes, melhorando sua absorção.
A esfoliação é feita com movimentos firmes, circulares que abrangem toda área a ser tratada. A esfoliação pode e deve ser feita no corpo todo.
Para o corpo pode ser utilizado um exfoliante de granulação maior, comece pelo pé para activar a circulação, siga para as pernas, lateral da coxa, abdómen, (aí o movimento segue da esquerda para direita), lateral do abdómen, costas, braços, mãos e por último colo e pescoço.
Mãos, cotovelos e joelhos merecem um cuidado especial, pois são regiões mais grossas.
Para o rosto, utilize um esfoliante suave, continue com movimentos circulares e firmes, mas com delicada e cuidado, pois a pele do rosto é mais delicada.

Cada tipo de pele pede um determinado tempo entre uma esfoliação e outra:

  • Pele oleosa deve ter um intervalo de 7 ou 10 dias.
  • Pele seca o intervalo é de 15 dias
  • Pele normal pede um espaço bem maior entre as esfoliações.

Tipos de esfoliante:

  • Sal e óleos essenciais: o mais básico e popular dos esfoliantes, recorre ao sal granulado (marinho ou mineral) e aos maravilhosos e diversificados óleos essenciais para devolver à pele toda a sua beleza.
  • Açúcar: em substituição do sal, utiliza-se frequentemente o açúcar devido ao seu aspecto granulado e ao facto de combinar igualmente bem com cremes e óleos essenciais diversos.
  • Plantas: as plantas medicinais (caso da gengibre, aloé vera, alecrim…) são cada vez mais utilizadas na esfoliação corporal devido à sua versatilidade – adaptam-se a vários tipos de pele e têm múltiplos objectivos (relaxar, revitalizar…).
  • Alimentos: os poderes dos alimentos já ganharam lugar cativo em muitos spas, não só pela experiência aromática e sensorial que proporcionam, mas também pelas suas propriedades nutritivas e hidratantes. Porque não inovar e deliciar-se com uma esfoliação à base de chocolate, canela, limão, laranja, sementes, entre outros.

Quais os principais benefícios?

  • Contribui para o melhoramento da tonalidade natural e uniforme da pele.
  • É eficaz contra a celulite.
  • Melhora a circulação sanguínea.
  • Estimula o sistema metabólico.
  • Aumenta a capacidade e a eficiência do corpo no que toca à eliminação de toxinas.
  • Prepara o corpo para o Verão, nomeadamente para a obtenção de um bronzeado bonito e uniforme.
  • Devolve à pele um aspecto saudável, que ao toque parece acetinado.

Tal como uma massagem, também a esfoliação tem características relaxantes e/ou revigorantes, dependendo dos ingredientes e técnicas utilizadas.
Uma esfoliação corporal é ainda utilizada como preparação para outros tratamentos: no caso de fazer um envolvimento corporal, a esfoliação prévia abre os poros e torna a pele mais receptiva, potenciando assim os efeitos do tratamento seguinte.

É fundamental realizar uma boa hidratação após a esfoliação.

Na Energia Em Equilíbrio pode encontrar os seguintes produtos para fazer a sua esfoliação corporal:

Leia outros artigos relacionados com este tema

  • marisa santos

    Boa noite.
    Tenho 24 anos e tenho a minha(cara),o meu rosto com marcas de borbulhas(secas).
    tenho algumas marcas profundas ,tenho gastado muito dinheiro em produtos de limpeza.
    Uso base ,mas agora nem a base desfarca …nao sei o que fazer,gostaria que me ensina se como fazer uma limpeza correcta e como ver livre destas marcas e que tipo de produtos que devo utilizar que resoltem mesmo….a minha pele é oleosa e morena…obrigada
    desculpe

  • Paula C Ferreira

    bom dia

    vou para a praia e fiz depilaçao a cerca de 2 dias posso entretanto fazer esfoliação antes de ir para a praia?
    Obrigada

  • EnergiaEmEquilibrio

    Olá!

    Se já passaram 2 dias desde a depilação, pode fazer a esfoliação. Faça
    uma boa esfoliação antes da praia, para activar a circulação e remover
    as células mortas. Durante a época balnear pode fazer uma esfoliação
    mais suave, pois a esfoliação deixa a pela sensível, o que a pode
    deixar mais vulnerável aos raios ultra-violeta. Durante a época
    balnear deve hidratar bem a pele com um bom hidratante após o banho e
    deve consumir sempre muitos líquidos.

  • Marta

    ola, sou a Marta. Queria obter uma informação se fosse possivel. Reparei que nos ultimos tempos para alem das pernas e rabo apareceu-me muita celulite também à volta dos joelhos. Gostaria que me dessem informações para disfarçar o mais possivel . E já agora como obter os vossos esfoliantes. Obrigado

  • http://coisasdagigi.com/?p=9225 Esfoliação Corporal. Afinal pra que serve? E Lanni de Luxe Esfoliante Corporal | Coisas da Gigi

    [...] Fonte: Energia em equilíbrio [...]

  • http://dicadaduda.com.br/blog/os-beneficios-da-esfoliacao-corporal-e-esfoliante-corporal-racco-vida/ Os benefícios da esfoliação corporal e Esfoliante Corporal Racco Vida | Dica da Duda

    [...] que abrangem toda área a ser tratada. A esfoliação pode e deve ser feita no corpo todo.” (Energia em Equilíbrio). Além disso, uma esfoliação bem feita, ajuda na circulação e dá uma [...]

blog comments powered by Disqus

Post anterior:

Post seguinte: