Bagas Goji: haverá perda de valor nutricional devido à secagem?

por Energia Em Equilíbrio em 19 de Maio de 2009

Olá! Pode seguir todas as novidades da Energia Em Equilíbrio subscrevendo a nossa Newsletter no canto superior direito. E ainda recebe um Voucher de 10% de desconto. Obrigado pela sua visita!

Olá!

Bagas Goji As Bagas Goji têm levantado bastante interesse, e a prova disso, é que já aqui lhes dedicamos 2 artigos.

Um, intitulado Bagas de Goji têm inúmeros benefícios para a saúde humana e o outro Bagas de Goji são a grande estrela do ano.

Desta vez, vamos responder a uma questão bastante interessante que um dos nossos clientes colocou a semana passada, acerca da perda do valor nutricional das Bagas Goji devido ao seu processamento.

Perguntava o cliente:

…O fruto seco continua a ter as mesmas propriedades do que o fruto acabado de colher? Ou, digamos, pelo menos as propriedades suficientes para ser eficaz? Isto sabendo que passado x minutos a maior parte dos frutos oxida e perde as suas vitaminas, sendo que já não tem qualquer efeito.

Vamos analisar esta questão. A fruta oxida, devido a processos de respiração e às enzimas que contém, as enzimas variam de fruto para fruto, o que faz com que diferentes frutos oxidem de maneiras e com tempos diferentes. É isso que faz com que, por exemplo, as maçãs fiquem acastanhadas pouco tempo depois de serem cortadas.

As bagas de Goji frescas são extremamente difíceis de obter, pois tratando-se de um fruto bastante “frágil”, o simples processo de colher as bagas pode danificar o fruto, e o seu tempo de prateleira é bastante baixo. O teor em nutrientes de que se fala, quando se refere as bagas de Goji, é determinado com o fruto seco, já que o fresco não é muito comercializado. Assim, para manterem as suas qualidades nutricionais, as bagas são submetidas a um processamento muito suave, são secas ao ar a temperaturas não superiores a 90ºC, num processo semelhante ao usado para obter passas de uva.

Apesar de haver sempre alguma perda nutricional no processo de secagem do Goji, essa perda é muito reduzida, e tendo em conta o elevado teor de nutrientes do Goji, após a secagem, continuam a ser uma fonte riquíssima de nutrientes, nomeadamente de anti-oxidantes. De facto, pensa-se que as bagas de goji secas são cerca de 15 vezes mais nutritivas que o espinafre.

Rosa Paradela

Lic. em Bioquímica e Química Alimentar

Leia outros artigos relacionados com este tema

  • Palmira Graça

    trabalho num local onde estas bagas se comercializam. Várias vezes me têm perguntado porque razão este produto é tão vago no que respeita à percentagem de cada ingrediente que o compõem inclusivé o valor nutritivo, que se limita a falar numa mão cheia, cerca de… bagas por dia. Enfim para quem quer saber pormenores de facto não é ilucidativo. Eu por exemplo não sei dizer qual a percentagem de vitamina C, D ou E, nem que parte da DDR significa comer a tal mão cheia ou as 15 ou 20 bagas. Gostava de receber informação sobre esta matéria. Ogrigada

  • EnergiaEmEquilibrio

    Boa tarde.

    Penso que está a olhar para as bagas de goji pela perspectiva errada. O Goji não é um produto feito em laboratório, um suplemento alimentar com a composição química perfeitamente definida.

    O Goji é um alimento (um super-alimento) com uma composição muito rica e variada. Sendo assim, deve ser consumido como um alimento e não como se toma cápsulas ou ampolas ou xaropes. Daí, diz-se consumir um punhado, ou algumas bagas por dia, tal como se recomenda usar o azeite em vez de óleo. É o efeito a longo prazo que devemos procurar e não o efeito imediato.

    Como alimento, a sua composição em termos quantitativos varia muito, consoante a região e o clima de onde é proveniente ou o tipo de processamento que levou. Sendo assim é difícil definir exactamente a composição analítica. No entanto, vamos fazer um artigo para percebermos ao certo os valores médios dos compostos das bagas Goji. Fique atenta.

    Cumprimentos

  • Oliviapeca

    As crianças tambem podem comer estas bagas dentro da dose recomendada?

  • Anónimo

    Sim, as bagas de goji podem e devem ser comidas como um fruto nutritivo, e sendo assim podem ser consumidas em qualquer idade, mas sempre nas doses recomendadas.

    Cumprimentos

  • Hirondina

    bom dia. gostaria de saber qual é a dose de bagas de goji recomendada para crianças

  • Anónimo

    Olá

    Pode dar uma quantidade equivalente a uma mão cheia da criança.

    Cumprimentos

blog comments powered by Disqus

Post anterior:

Post seguinte: