Vitamina E associada a um risco mais baixo de DPOC

por Energia Em Equilíbrio em 20 de Maio de 2010

Vitamina E associada a um risco mais baixo de DPOC

Uma apresentação feita na Conferência Internacional em 18 de Maio 2010, na Associação Torácica Internacional, revelou a descoberta por investigadores na Cornell University and Brigham and Women’s Hospital de um risco mais baixo de doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) em mulheres que tomaram o suplemento de vitamina E, um antioxidante.

“É posta a hipótese de o equilíbrio oxidante/antioxidante no tecido pulmonar contribuir para o risco de doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e estudos de observação relatam com consistência um estado antioxidante elevado associado com um risco mais baixo de DPOC e de asma“ escrevem os investigadores Anne Hermetet Agler e colegas num abstract que descreve as suas descobertas.

A equipa analisou dados de 38270 profissionais de saúde com idades a partir dos 45 anos que participaram no Estudo de Saúde das Mulheres, o qual avaliou ao longo de um período de 10 anos, os efeitos de todos os outros regimes diários de aspirina ou vitamina E na prevenção do cancro e de doença cardíaca. Questionários de acompanhamento confirmaram novos diagnósticos de doença pulmonar crónica, incluindo efisema, bronquite crónica e bronquiectase.

Enquanto o risco de desenvolver DPOC era 4 vezes maior em fumadoras que em não fumadoras, os investigadores descobriram 10% de redução no risco quer em fumadoras quer em não fumadoras que consumiam 600 unidades internacionais (600 IU) de vitamina E diariamente, quando comparado com os que receberam um placebo. Um ajustamento pela idade e outros factores não modificaram a associação.

“À medida que se desenvolve a doença pulmonar, há danos em tecidos sensíveis devido a vários processos propostos incluindo inflamação e danos de radicais livres“, observou Dr. Agler que é um doutorando na Divisão de Ciências da Nutrição na Universidade Cornell. “A vitamina E pode proteger o pulmão contra agressões.”

“As descobertas do nosso estudo podem sugerir que um aumento de vitamina E previne DPOC”, continuou. “Uma investigação anterior descobriu que uma ingestão mais elevada de vitamina E estava associada com um risco mais baixo de DPOC, mas os estudos não se destinavam a responder à questão se quantidades mais elevadas de vitamina E preveniria DPOC. Usando uma experiência grande, randomizada para responder a esta questão forneceu uma prova mais forte do que estudos anteriores.”.

“Se os resultados deste estudo forem confirmados por mais estudos, os médicos podem recomendar às mulheres que tomem suplementos de vitamina E para evitar DPOC”, acrescentou.

Pode encontrar a Vitamina E aqui:

Leia outros artigos relacionados com este tema

blog comments powered by Disqus

Post anterior:

Post seguinte: