Tai Chi e Chi Kung na Energia Em Equilíbrio

por Energia Em Equilíbrio em 24 de Fevereiro de 2017

Olá! Pode seguir todas as novidades da Energia Em Equilíbrio subscrevendo a nossa Newsletter no canto superior direito. E ainda recebe um Voucher de 10% de desconto. Obrigado pela sua visita!

Tai Chi e Chi Kung na Energia Em Equilíbrio

TAI CHI – “Meditação em Movimento”

É uma arte marcial chinesa interna. É reconhecida também como uma forma de “meditação em movimento”. Os princípios filosóficos do Tai Chi têm origem no Taoísmo e na alquimia chinesa. Tem as suas raízes na China sendo actualmente uma arte praticada em todo o mundo. É apreciado no ocidente, especialmente pela sua relação com a meditação e com a promoção da saúde oferecendo a quem vive no ritmo alucinante da cidade, uma referência de tranquilidade e equilíbrio. O Tai Chi contém uma forte influência de movimentos de diferentes animais, tendo sido a base do Kung Fu e da maior parte das artes marciais actuais.

***

Alguns dos Benefícios:

– Desenvolvimento da energia vital

– Redução do stress / Melhora do sono

– Equilíbrio emocional e maior concentração

– Alívio de dores musculares e ósseas

– Contribui para o rejuvenescimento da pele, para o fortalecimento do sistema imunitário, digestivo, da capacidade respiratória, do sistema cardiovascular, entre outros.

CHI KUNG – Terapia anti-stress

Tal como o Tai Chi, o Chi Kung (Chi = energia vital; Kung ou Gong = tempo, dedicação, trabalho) é um ramo importante da Medicina Tradicional Chinesa.

Informações históricas indicam que as pessoas praticavam Chi Kung para equilibrar os movimentos do corpo, regular o “Chi” (energia) e a respiração, com a finalidade de prevenir, tratar e curar patologias,
já nos tempos Yao, há 4000 anos.

É eficaz na preservação da energia vital, raiz de toda a saúde física e psíquica. É também conhecido pela sua capacidade de relaxar o corpo e mente. Se praticado regularmente, previne e cura doenças
relacionadas com o stress e tensão.

Beneficia também o sistema nervoso central, visto que com a prática o aluno aprende a controlar a mente, expulsar pensamentos negativos e a projectar imagens positivas, revigorando e estimulando o cérebro, além de desenvolver a capacidade de concentração. Através da acção dinâmica dos exercícios respiratórios “massaja internamente” os órgãos.

Possui igualmente um resultado notável do ponto de vista estético: corrige a postura, adquirindo-se mais segurança e presença.

***

Alguns dos benefícios do Chi Kung:

– É um meio efectivo de manutenção e recuperação da saúde;

– É ideal como complemento de qualquer outra terapia natural;

– Beneficia o metabolismo;

– Previne a maioria das patologias de “meia idade”, tal como rigidez arterial e patologias articulares;

– Estimula o sistema circulatório e respiratório, conferindo
flexibilidade ao corpo.

***

Escutar o Corpo. Viver cada gesto.

O objectivo do Tai Chi e do Chi Kung (ambos com reconhecida importância pela O.M.S.) é permitir a livre circulação no corpo humano do “Chi”, através dos canais energéticos (meridianos) que se pretendem desbloqueados, com vista a manter o equilíbrio, ligando o Homem à “fonte Universal” e desta forma prevenir, tratar e se possível curar todos os desequilíbrios.

Na concepção da antiguidade oriental o Homem faz a ligação entre o céu e a terra, sendo um receptáculo das forças cósmicas, com a cabeça em contacto com o céu e os pés com a terra. Quando tal acontece e o “Chi” circula livremente, a doença não existe.

Contacte-nos para mais informações.

Leia outros artigos de interesse

Os comentários neste artigo estão fechados

Post anterior:

Post seguinte: